Projeto Educação Financeira e Empreendedora

Rafael Spada • 29 de agosto de 2018

Parceria da Gnius com o CEAG proporciona inovação no ensino

Em meio a tantas mudanças rápidas que enfrentamos na sociedade, os adolescentes e jovens são, talvez, os que mais sentem os impactos, sendo bombardeados com ideias de todos os lados e muitas vezes não conseguem refletir sobre aquilo que eles mesmos pensam ou querem. Alguns já tem definido o caminho que irão percorrer assim que saírem da escola, outros ainda não fazem ideia, mas certamente nenhum deles consegue imaginar como será esse futuro que não demorará a chegar.

Nós, Gnius, como uma Instituição de Ensino de Nível Profissionalizante, não podemos deixar de orientar nossos alunos, assim como todos os jovens que estão ao nosso alcance, para que enfrentem da melhor forma possível o mundo que encontrarão quando caírem no mercado de trabalho ou começarem a colocar em prática o que planejado durante a fase mais criativa de suas vidas, por isso as aulas de educação financeira e empreendedora estão sendo realizadas no Colégio Estadual Alexandre de Gusmão de Montauri pelo segundo ano consecutivo.

Este projeto motiva os alunos a pensarem no presente, para que desde o agora tenham uma visão de mundo diferente daquilo que imaginam ou então que confirmem as expectativas que povoam suas mentes e sentimentos. O trabalho em equipe, o esforço individual em prol do coletivo e as análises de diferentes cases de pessoas de sucesso farão despertar o lado protagonista da própria história de cada indivíduo.

A intenção também é despertar o interesse pelo empreendedorismo como protagonista de uma nova cultura para o desenvolvimento na sociedade levando em consideração princípios, valores e a visão de mundo por aqueles que são os responsáveis pelo amanhã.

Procurando contemplar os jovens que estão em idade para começar a pensar sobre carreira e como querem viver a vida, o projeto é aplicado os alunos do Ensino Médio. Optamos por esse nível pois, no 1º Ano os alunos terão um incentivo para começarem a e refletir sobre o futuro profissional e no 3º Ano alguns alunos podem ainda não ter definido o seu caminho após o Ensino Médio.

Em equipes, os alunos terão a missão de criar um Plano de Negócio para uma nova empresa que possa funcionar, de verdade, em nosso município. Para o andamento desse projeto, os alunos terão alguns encontros de orientação e material para trabalhar a proposta, ao final serão avaliados os planos seguindo os critérios de criatividade, viabilidade, inovação e apresentação sendo escolhido um como vencedor.

Os alunos terão teoria e prática, durante o período de aula, sobre assuntos que envolvem o empreendedorismo, dinâmicas de trabalho em grupo, exposição de cases de sucesso para avaliação, introdução à educação financeira e profissional.

Ao concluir o Projeto, espera-se que os participantes possam assimilar como é a realmente o mercado de trabalho, como a sociedade avalia cada indivíduo, como o empreendedorismo e o marketing pessoal podem mudar a vida de uma pessoa para melhor e compreender como estar abertos a criar oportunidades.


Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Por Rafael Spada 26 de abril de 2024
O objetivo da CX é não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes, proporcionando uma experiência positiva que aumente a satisfação, a fidelidade e a advocacia pela marca.
Por Rafael Spada 11 de março de 2024
Esse manifesto não é apenas um conjunto de ideais, mas uma declaração de como esses três pilares se entrelaçam no tecido da nossa missão, criando um ciclo virtuoso que impulsiona indivíduos e comunidades para a frente.
26 de dezembro de 2023
Explorando as tendências futuras no mundo dos negócios e da tecnologia, o LinkedIn Notícias oferece um vislumbre empolgante de 2024 com "Big Ideas 2024: 15 tendências que irão pautar o mundo". Este artigo, rico em insights, abrange desde as complexidades ambientais e econômicas no Brasil até as inovações em inteligência artificial e mudanças no mercado de trabalho. Essas tendências sinalizam evoluções significativas em várias áreas, refletindo a interconexão entre tecnologia, economia e sociedade. A seguir, um resumo detalhado dessas tendências, destacando os principais pontos discutidos no artigo. Dilema Ambiental do Brasil : Equilíbrio entre a preservação da Amazônia e a extração de petróleo. Aumento dos 'Desaposentados' : Pressões financeiras levando idosos a retornar ao trabalho ou adiar a aposentadoria. Expansão de Chatbots Especializados : Desde bots jurídicos até entretenimento, uma nova era na interação humana-tecnologia. Incertezas no Mercado de Apostas Esportivas : O setor no Brasil enfrenta desafios regulatórios. Medo de Obsolescência no Trabalho (FOBO) : Impulsionando a necessidade de requalificação profissional. 'Grande Negociação' entre Geração Z e Empregadores : Mudanças nas relações de trabalho e expectativas. IA no Recrutamento : Utilizada tanto para criar quanto para identificar currículos e candidaturas falsas. Influenciadores na Academia : Crescimento dos cursos relacionados à economia dos criadores de conteúdo. Adaptação do Streaming à Realidade Financeira : Mudanças nos modelos de negócios das plataformas de streaming. Economia Além do PIB : Foco em sustentabilidade e bem-estar social nas medidas de progresso econômico. Inovações em Ensaios Clínicos com IA : Uso de "pacientes sintéticos" para testes mais inclusivos. Foco na 'Economia do Sono' : Investimentos em dispositivos e serviços relacionados à qualidade do sono dos trabalhadores. Flexibilidade dos Executivos C-Level : Crescimento do trabalho fracionado entre executivos. Turbulência nos Voos : Impacto das mudanças climáticas na segurança aérea. Desafio do Declínio Populacional : Nações repensando políticas sociais e de bem-estar familiar. Estas tendências sinalizam importantes mudanças e desafios que esperamos enfrentar em 2024.
VER MAIS