Estratégias para levar a sua comunicação a outro nível
Rafael Spada • 29 de maio de 2020
3 dicas para melhorar a sua comunicação e falar melhor diante de seu público.

A habilidade de comunicação é de fundamental importância, seja para quem está em busca de um emprego, quem está liderando equipes e todos aqueles que buscam sucesso profissional. Resumir a importância da comunicação é impossível, pois ela se faz necessária para o andamento da empresa, do desempenho dos colaboradores e também para o desenvolvimento pessoal.
Pensando nisso, resolvi elencar 3 dicas que vão te ajudar a desenvolver uma boa comunicação, direcionar para um objetivo e aprimorar os resultados. Isso mesmo, será uma trilha para quem busca eficácia no ato de se comunicar utilizando a fala.
Antes das dicas, vale dizer que comunicação é muito mais do que simplesmente falar. Tem a ver com a forma com que fazemos isso. Veja bem, é um conjunto de elementos. (E nem estou falando aqui da comunicação escrita e outras mais). Vamos lá!
DICA 1: Imagine o resultado que você quer
Para começo de história, a comunicação só ocorre quando conseguimos nos fazer entender e o nosso receptor compreenda o significado daquilo que queremos transmitir. Dessa forma, é importante visualizar essa compreensão acontecendo, assim, pode-se planejar ações para chegar a esse resultado.
Por exemplo: se sou um professor de informática e quero explanar aos meus alunos como posso inserir uma fórmula no Excel e estou sem o auxílio de uma tela. O que eu posso fazer? Imagino a tela do computador do meu aluno, percebo a disposição de onde estão todas as opções e oriento que ele clique no local necessário indicando o posicionamento do cursor de acordo com referências.
Veja bem, na minha imaginação eu crio o resultado do quero que aconteça e então, traço estratégias para criar a mesma cena na imaginação do meu aluno para que ele reproduza em ações, se ele conseguir executar os passos, consegui transmitir a minha mensagem.
DICA 2: Venda bem a sua ideia
Independente do que queremos comunicar, precisamos fazer uma venda. Como assim? Precisamos que a outra pessoa, seja ela um cliente, colega ou até mesmo uma grande plateia, compre a nossa ideia, ou seja, que seja convencida por nós.
Para isso, se faz necessária a empatia. Então, empatia é colocar-se no lugar do outro e sentir, ouvir, ver como se eu fosse ele para que eu compreenda como devo transmitir a mensagem desejada. Ora, se eu consigo definir o estado do meu receptor, posso trabalhar enfaticamente na melhor forma de fazer a informação chegar até ele.
Algumas situações óbvias, mas que ajudarão a elucidar dúvidas: Tenho a missão de proferir a palestra “O poder das crenças” em uma escola que recebe alunos do ensino fundamental até o ensino médio. Complicado não? Será necessário dividir os alunos em pelo menos três grupos e adequar o conteúdo a cada um.
Agora, suponha que você é um vendedor em uma loja de eletrodomésticos, local que atende praticamente públicos de todas as idades, e eu te pergunto: você vai utilizar a mesma linguagem ao explicar sobre uma nova Smart TV sempre? A forma com que fala a um adolescente de 15 anos é a mesma para uma senhora de 75?
Vender bem a ideia é colocar-se no lugar de quem recebe a mensagem, descobrir qual a melhor maneira para se comunicar e trabalhar os argumentos para que a outra pessoa possa compreender da melhor maneira, ou seja, na maneira dela.
DICA 3: Comunique-se com o corpo e com “trilha sonora”
Quem me dera se toda vez que eu precisasse transmitir uma informação de alta relevância, eu pudesse montar o palco, ter a trilha sonora, o DJ e os efeitos de luz que utilizo quando trabalho o workshop “Mudança de Mindset”. Sabemos que isso não pode ser verdade, pois essas coisas não se materializam do nada ao estalar de dedos.
O que eu quero dizer com trilha sonora é a forma com que você expressa as palavras, ou seja, a entonação, o timbre, o volume e a emoção que elas devem conter. Não seja “morno” e “sem sal”, crie uma trilha sonora durante a sua fala. Vibre, fale baixinho, prolongue as palavras, GRITE, e daí conte uma piada. Entende? Seja um maestro aumentando e diminuindo o ritmo de sua fala, enfim, não seja automático e “monocromático”.
E os movimentos devem acompanhar, pois, você provavelmente, não estará com o corpo todo engessado, eu espero. Seguindo a metáfora do maestro, as suas mãos poderão se mover de acordo com as suas palavras e tonalidade, você pode andar, balançar a cabeça, colocar sim a mão no bolso (mas não a esqueça lá), coce a cabeça se precisar (mas não faça isso a cada 30 segundos), sente-se, levante-se... Enfim, transmita a sua mensagem de forma teatral. Imagine que você está em um filme mudo e precisa gesticular para se fazer entender e tem o fundo musical para passar a emoção da cena, logo você tem um plano de fundo para as palavras que vai dizer. Aproveite o momento, é hora do show.
Essas não são verdades absolutas, porém, são técnicas que me acompanham sempre e que vejo muitos resultados positivos, seja com meus coachees, alunos ou plateia. Se você leu este artigo até aqui é sinal de que está em busca de aprimoramento e, por isso, fico muito feliz se consegui colaborar com o seu objetivo.
DICA ÓBVIA, MAS NEM SEMPRE LEVADA A SÉRIO, 4:
Pratique muito. Aproveite todas as oportunidades que você tiver para colocar em prática a sua fala. Praticar também vai te ajudar a perder a timidez, se isso for um problema pra você. A repetição ajuda na busca pela perfeição, então PRATIQUE A SUA COMUNICAÇÃO.
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